SINTESE EM AÇÃO 08 - Para que servem os sindicatos

Escrito por Super User Ligado . Publicado em SINTESE em AÇÃO

PODCAST 27 7 2019 EP01S01 OUÇA O PROGRAMA SINTESE E AÇÃO - REGIÃO SUL

OUÇA O PROGRAMA SINTESE E AÇÃO - REGIÃO CENTRO-SUL

Que sem sindicato não haveria convenção coletiva de trabalho; acordo coletivo; piso salarial; assistência jurídica; assistência médica e uma entidade que lute para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras você já sabe ou deveria saber. Que a ausência de sindicato fragiliza toda categoria; aumenta o assédio moral aos trabalhadores; desvaloriza a profissão; propicia o trabalho escravo e proporciona a perda de direitos conquistados você já sabe ou deveria saber.

Agora, o que você talvez ainda não saiba ou não se deu conta é que existe um poder que estrutura todo o sistema político-social conduzido pelas elites. O grande sociólogo Pierre Bourdieu denomina esta força de “poder simbólico”. Marx, por sua vez, chamou esse poder de “ideologia dominante”. Porém, este poder só tem efeito quando não se percebe que ele está sendo exercido e cessa quando descoberto. De todas as ferramentas e benefícios que um sindicato possa oferecer a seus filiados acreditamos que tirar o véu e mostrar que este tipo de domínio existe e age, com toda força, contra o trabalhador, seja o maior deles.

Os sindicatos não lutam somente contra os detentores dos meios de produção. Os sindicatos lutam contra o poder dominante do capital que aliena os trabalhadores e faz com que eles pensem que todo o mal que os afligem é natural ou coisa do destino. Os sindicatos abrem os olhos dos trabalhadores e os auxiliam a ver o quanto estão sendo utilizados pelo sistema. Os sindicatos ajudam os trabalhadores a se perceberem como classe independente do trabalho de cada um.

É por isso que governos de estrema direita e entreguistas, como o de Bolsonaro, querem acabar com os sindicatos. Mas, querem acabar com os sindicatos dos trabalhadores, mas não com os sindicatos patronais. Estes, estão cada vez mais unidos em sistemas, associações, federações, etc. O governo, protetor das elites, não quer que os trabalhadores percebam a realidade que os cercam: de que existem leis para protege-los, mas que somente a luta faz com que essas leis sejam cumpridas. O Governo não quer nenhum trabalhador com pensamento crítico, com consciência coletiva.

Se, depois de tantas ponderações, ainda houver dúvidas, sobre para que servem os sindicatos, aqui vai a derradeira tentativa, e gostaríamos que vocês pensassem a respeito: a formação sindical causa pânico na burguesia porque ela oferece ao proletariado as armas necessárias para lutar nesta guerra de desigualdades. Nesse sentido, se todos os Davis se unirem ficarão maiores e mais poderosos que todos os Golias do mundo.

Sintese: Somos muitos. Somos fortes.

O podcast SINTESE EM AÇÃO está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - https://open.spotify.com/show/1i13pB8rhyaQf5eGyt9CxA

Radio Public - https://radiopublic.com/sintese-em-ao-WoVa2x

Google Podcasts - https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cDovL3d3dy5zaW50ZXNlLm9yZy5ici9jb21wb25lbnQvcG9kY2FzdG1hbmFnZXIvP2Zvcm1hdD1yYXcmZmVlZG5hbWU9MQ%3D%3D