Vagas esgotadas para Oficina de Teatro do Oprimido

Escrito por sintese Ligado . Publicado em Nacional

A grande procura para o Projeto "PALCO NA LUTA", a oficina de teatro do oprimido do SINTESE, fez com que as inscrições fossem encerradas já na manhã desta segunda-feira, antes do prazo final estipulado.

A oficina iníciará no dia 25/4, e contava com um limite de vagas para 50 alunos, no intuito de otimizar o andamento do aprendizado . As aulas acontecerão aos sábados no Centro de Formação do SINTESE, localizado na rua de Campos, 107, vizinho ao IPES.


Objetivo
O projeto "PALCO NA LUTA" é uma parceria do SINTESE com a companhia de teatro Humaniza Cena, e tem o objetivo de criar uma rede articulada dos professores que utilizam o Teatro do Oprimido como ferramenta de comunicação em busca de alternativas concretas para os problemas reais da comunidade, facilitando assim as condições para o empoderamento popular, para o protagonismo social.

Os professores trabalharão com a metodologia formando seus grupos e construindo produções artísticas que serão compartilhadas com a comunidade e com as escolas através de eventos e apresentações em espaços públicos, culminando em um Festival Estadual da Estética do Oprimido, com Teatro-Fórum, Exposição de Esculturas, Poesias e Pinturas, que acontecerá durante a Conferência e o Congresso Estadual do SINTESE.

O Teatro do Oprimido
Criado na década de setenta pelo ativista político-cultural Augusto Boal, num contexto de resistência aos regimes ditatoriais que violentavam os direitos sociais e impunha uma ordem bélica, oposta ao ritmo de libertação e solidariedade dos povos latino-americanos, o Teatro do Oprimido serviu de instrumento de luta contra os aparelhos totalitários e as subjetividades opressoras que operavam em todas as dimensões da existência.

Hoje um movimento cultural ainda em expansão, atuando em mais de setenta países do mundo, o Teatro do Oprimido vem desapropriando os meios de produção de bens simbólicos, artísticos, através da popularização desses meios para as comunidades.